18/03/2018

Chorão-das-praias




São nativos da região do Cabo, na África do Sul. Em regiões com clima semelhante, como o Mediterrâneo e partes da Austrália e Califórnia, escapou ao controle humano e tornou-se uma espécie invasora. 






O seu nome cientifíco é carpobrotus edulis, faz parte da família Aizoaceae que por sua vez pertence à ordem Caryophyllales que possui cerca de 2500 espécies, distribuídas em 130 géneros. 





O Chorão-das-praias, é um planta rastejante, com longos caules escamosos que podem atingir vários metros de comprimento, enraizando nos nodos. 






As folhas são carnudas, com ângulo dorsal serrilhado, de 40 a 80 mm de comprimento e de 8 a 17 mm de largura, secção triangular (formando um triângulo aproximadamente equilátero quando seccionadas perpendicularmente ao seu eixo principal) e ápice aguçado, verdes brilhantes quando jovens, com laivos avermelhados quando envelhecidas, principalmente ao longo dos rebordos.




As flores são vistosas, têm estaminódios semelhantes a pétalas e a sua cor pode ser amarelo ou rosa. Os estames são numerosos (400 a 600), amarelos, agrupados em séries de 6 ou 7 unidades.






Texto explicativo: Wikipedia

Fotos: Pessoais 

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo